Secretaria Municipal do Turismo de Guarujá



Uma cidade com muitas opções

Com uma população fixa de aproximadamente 290 mil habitantes, Guarujá localiza-se a 80 Km de São Paulo, o maior centro econômico do Brasil. Situada na Ilha de Santo Amaro, Guarujá tem uma vocação turística incontestável, não apenas pelas belíssimas praias, mas também pelos recursos culturais e arquitetônicos que possui em seu território.
Com a oferta de aproximadamente sete mil leitos em hotéis, pousadas, pensões e flats, além de mais de oitenta mil imóveis de segunda residência, Guarujá se insere entre as melhores cidades para se visitar em toda a região sudeste de São Paulo.
É por isso que todos os anos mais de dois milhões de turistas passam pela cidade, principalmente nos meses de novembro a fevereiro, período de alta temporada e de altas temperaturas.
Na cidade de Guarujá estão as melhores opções gastronômicas da região. Restaurantes de nível internacional, especializados na culinária brasileira e internacional, oferecem uma diversidade gastronômica de significativa importância para o setor de turismo.
Isso sem falar das opções de culinária regional.
Como Guarujá é uma cidade de alta miscigenação, com uma população fixa eminentemente migrante de outros estados do Brasil, aqui se encontra a cultura de todas as partes do país. Seja no artesanato, na pintura ou nas danças, em nossa cidade pode-se assistir aos mais tradicionais movimentos culturais do Brasil.
Do forró ao samba, passando pela Folia de Reis, a cidade tem opções para todos os gostos.
No Verão a população da cidade praticamente dobra, e as opções também.
A orla das praias de Pitangueiras e Enseada transformam-se em excelentes palcos e vitrines para a exposição de produtos e a apresentação de Shows musicais em espetáculos de nível internacional.

Um comércio com variedade e competitivo

O comércio em todo o município, especialmente no centro da cidade atende normalmente nos fins de semana, feriados e na alta temporada quando o fluxo de visitantes é muito mais acentuado.
O comércio varejista é extremamente diversificado e oferece produtos a preços realmente competitivos. Muitos moradores dos municípios vizinhos visitam o comércio local, principalmente para adquirir produtos e serviços nos setores de alimentação, confecções - onde despontam luxuosas butiques e casas especializadas, artesanato, além de serviços profissionais diversos. Também destacamos o atendimento bancário, e o serviço hoteleiro e gastronômico, como citado anteriormente, de uma efervescência incontestável.
Nesta ilha as altas temperaturas são do clima e da receptividade
Com a melhor infra-estrutura para relaxar e se divertir em todo o litoral paulista, Guarujá possui uma orla que se transforma em excelente palco e vitrine para a exposição de produtos e apresentação de diversas atividades artísticas. O ano inteiro tem programação de atividades na praia. O ''Clube da Orla'' traz música da melhor qualidade nos finais de semana, na Praça das Bandeiras, em Pitangueiras. Além disso, todos os dias tem caminhadas na praia, monitoradas por profissionais de educação física, sessões de exercícios para pessoas da terceira idade, e muitas atividades, para todas as idades.

A importância do turismo para Guarujá

O Turismo é uma conquista de Guarujá, de importância econômica e social, que lhe proporciona uma das vitais fontes de arrecadação e desenvolvimento, compondo um quadro altamente positivo na cidade. A atividade turística está sendo tratada com seriedade pela administração municipal, que tem trabalhado em conjunto com a comunidade e a sociedade civil organizada para promover e organizar a cidade, receber, orientar e hospedar os turistas e visitantes respeitando o mais alto padrão de qualidade e investindo em atividades de lazer, recreação e cultura, bem como em eventos que possam contribuir para o crescimento econômico da cidade.
Com oportunidades de investimentos em todos os setores, estão previstos inúmeros empreendimentos que poderão contribuir para um crescimento mais acentuado de nossa economia. O Hotel Jequitimar, do Grupo Silvio Santos, é um grande exemplo disso. Com recursos investidos na ordem de 150 milhões de reais, o Hotel Jequitimar, que será administrado pelo Grupo Accor e terá a bandeira Sofitel, tem inauguração prevista para dezembro de 2006.
Áreas como o Complexo Industrial Naval de Guarujá, a antiga Pedreira na Barreira do João Guarda, a área costeira do Forte e Farol do Itapema, o Terminal Turístico do Perequê, áreas públicas na orla das praias e toda a extensão da Rodovia Piaçagüera-Guarujá, se apresentam como um portfólio de possíveis investimentos, que nenhum outro município da região pode oferecer.

Vocação turística e a história da cidade

A vocação turística da cidade remonta a sua fundação, que se iniciou com a criação, em 2 de setembro de 1893, da Vila Balneária de Guarujá, instalada na Ilha de Santo Amaro, com a importação de uma cidade completa dos Estados Unidos para cá.
Construída em madeira (o melhor pinho da Geórgia-EUA), a cidade tinha um hotel com 50 quartos de luxo, cassino, salas de refeição, de leitura e bar, além de uma igreja e 46 casas de residências (chalés), tudo da mais alta qualidade e desmontável.
Para ligar a área de embarque dos passageiros (que ficava no que é hoje o Distrito de Vicente de Carvalho ou Itapema) que vinham de barco de Santos, foi construída uma linha de trem, cuja locomotiva está conservada até hoje em um pavilhão de exposições.
Dessa época para a atualidade muita coisa se passou, mas em todos os momentos Guarujá se projetou como uma cidade de belezas naturais inconfundíveis, cujo povo é de um espírito de hospitalidade insuperável e que só pensa em uma coisa: DEIXAR A CIDADE CADA DIA MAIS FELIZ!

Informação é fundamental

As Centrais de Informações Turísticas ficam abertas todos os dias, informando os turistas sobre as programações de lazer e as atrações disponíveis.

Isso é Guarujá

Uma cidade cheia de gente bonita o ano inteiro, com um clima de cordialidade do jeito que você sempre imaginou, proporcionando aos turistas e proprietários de segunda residência uma estada agradável, com muita animação e badalação ou simplesmente uma cidade feliz!
Bem-Vindos ao Guarujá!

FONTE: Prefeitura Municipal de Guarujá