São Vicente - SP

Morro da Asa Delta

Freqüentado por adeptos de esportes radicais, o Morro do Voturuá é o ponto de partida de vôos de asa delta e de paraglider.
Para quem gosta de emoção e belas vistas, os passeios aéreos que saem do Voturuá têm como sua principal atração a vista privilegiada de todas as praias da cidade. Durante o vôo, o visitante poderá avistar alguns dos municípios vizinhos de São Vicente.
O morro começa na divisa entre as cidades de Santos e São Vicente, e sua extensão segue até o Horto Municipal de São Vicente, à Av. Juiz de Fora, s/n, Vila Voturuá.

Calçadão do Gonzaguinha

Durante as noites, o calçadão da Praia do Gonzaguinha costuma ser o local preferido entre os jovens e aqueles que procuram se divertir à beira-mar.
Com iluminação nova, o Gonzaguinha se tornou o ponto de encontro dos vicentinos e turistas que visitam a cidade.
No local, existem ainda quiosques e o Ponto de Informações Turísticas, no píer do Careca’s.
Sua extensão vai desde o princípio da Biquinha até o Píer do Careca’s.

Quisques
Além de proporcionar comodidade ao turista, fornecer um ar descontraído às praias. Possuem cardápio variado de petiscos, lanches, bebidas e refrigerantes, sem contar o pronto atendimento, simpático e eficiente, que só o vicentino sabe dar.

Teleférico

O Teleférico de São Vicente, ligando a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá, já se transformou em mais uma opção de lazer para a população e visitantes. Não há turista que visite a Cidade e não se interesse em realizar o passeio. É uma oportunidade de avistar paisagem de rara beleza, até então inédita da orla, porque antes da entrega do equipamento era privilégio apenas dos aficionados por asa-delta e paraglider, que utilizavam o pico do morro para suas decolagens.
Independentemente da temporada, o Teleférico está sempre funcionando. A expectativa da Itararé Empreendimentos Turísticos é atender 20 mil usuários por mês. Um investimento de R$ 2,5 milhões foi feito no local. As 60 cadeiras duplas possuem travas e três circuitos de segurança foram instalados: um mecânico, um elétrico e outro eletrônico. O comando geral é feito por dois computadores de última geração.
Foram instalados sanitários no Morro do Voturuá, onde além de um mirante, será construída uma lanchonete. O replantio de mudas já pode ser observado no local, de onde se avista toda a Praia do Itararé, a Ilha Porchat e parte da Praia do José Menino, em Santos. Seis torres de ferro sustentam o equipamento (cinco no Morro do Voturuá e uma na orla), atravessando 750 metros de extensão entre as duas bases de embarque e desembarque, chegando a uma altura de 180 metros.

FONTE: Prefeitura Municipal de São Vicente