Parque Estadual Marinho da Laje de Santos

Verdadeiro santuário ecológico, A laje de Santos é considerada o melhor ponto de mergulho de São Paulo e um dos lugares mais ricos e belos de toda costa brasileira. Laje é a definição geológica que se dá a rochedos marinhos sem vegetação. A de Santos tem formato semelhante ao de uma baleia, com 550 metros de comprimento, 33 metros de altura e 185 metros de largura em seus pontos mais extremos. Ela abriga, além de milhares de aves, um farol de sinalização da Marinha. O Parque Estadual Marinho, segundo do gênero criado no país, inclui a Laje, vários rochedos e os parcéis do Bandolim, Brilhante, Do Norte e do Sul.

Localizado a menos de 25 milhas marítimas (cerca de 45 quilômetros) da costa, apresenta mar de águas azuis e cristalinas, em que cardumes de sardinhas, atuns, bonitos e xaréus passeiam em verdadeiras "nuvens" coloridas. Com pouco de sorte, é capaz que você possa ainda observar imensas arraias-manta, golfinhos e até baleias! Escolhido por gaivotas e atobás na época de reprodução, o grande rochedo abriga também a espécie denominada trinta-réis, durante sua migração para o hemisfério norte. Para mergulhar em profundidade e admirar tais belezas, é necessário o certificado de mergulhador autônomo, embora seja possível praticar mergulho livre (snorkeling). Mas nem pense em pôr os pés na Laje!

É dever de todos os que visitam a área evitar comportamentos que possam interferir no ambiente, tais como subir no rochedo, jogar detritos no mar, molestar, pescar ou capturar qualquer espécie.

Acesso por barco a partir da Ponte Edgard Perdigão, na Avenida Saldanha da gama, próximo aos clubes de regatas, bairros da Ponta da Praia. Mais informações pelo telefone 3261-3445 ou pelo Disktour: 0800-173887.

1999 - 2005 - Todos os direitos reservados.
Santos Cidade
- Divulgando Santos.